v0.17 Introdução ao Bitcoin

, em Criptografia
v0.17 - Introdução ao Bitcoin

Como confiar riquezas a algo intangível e da qual não temos certeza nem de quem é seu criador?

No episódio de hoje do Hack 'n' Cast tentamos entender um pouco sobre esse mundo curiosos do Bitcoin e as criptomoedas junto com o Eduardo Elias do podcast Papo Bitcoin.

Para não perder nenhum episódio siga-nos nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou inscreva-se (Feed, Podflix, iTunes e Pocket Casts). Você quer colaborar com o Hack 'n' Cast? Sugira um tema, nos ajude a produzir uma pauta ou participe conosco! Basta entrar em contato por E-mail, Facebook ou Twitter. E agora temos a nossa lista de discussão no Google Groups!

Introdução

Você apostaria sua casa, dinheiro, carro e demais bens em algo virtual? Algo que começou como um simples token que era distribuído de graça entre amigos e que cresceu ao ponto de valer mais de R$ 3.000,00 cada.

Algo intangível, que já passou por bolhas, ascendeu, declinou e, mesmo não existindo fisicamente, hoje possui um valor de mercado de $ 5.5 Bilhões de dólares. E se eu te dissesse que nem mesmo após 5 anos, não sabemos de fato quem é o seu criador e se ele realmente existe?

Você confiaria nela para transferir 150 milhões de dólares a custo ZERO? Como tanto dinheiro circula ao redor de algo tão incerto? Simplesmente porque toda a sua fundação está sobre a ciência mais exata do nosso mundo: A matemática. Sim, estamos falando de Bitcoin!

O Que É?

Bitcoin é uma criptomoeda (a primeira delas, inclusive), ou seja, toda sua lógica se baseia em noções criptográficos, incluíndo sua emissão, transmissão, mineração e lastro de valor.

Ela foi definida em 2008 por Satoshi Nakamoto no white paper "Bitcoin - A Peer-to-Peer Electronic Cash System" e inicialmente implementada em 2009 sob a licença MIT pelo próprio Nakamoto, e posteriormente mantida por um time de desenvolvedores Open Source. Curiosamente, não se sabe se Satoshi Nakamoto realmente existe, se ele é uma pessoa, um grupo de pessoas e se este nome é real, e para complicar mais as coisas, este desapareceu repentinamente.

Desde 2009 o Bitcoin passou de um simples token que era distribuido de graça entre amigos a algo que chegou a valer mais de R$ 3.000,00 cada e tem como objetivo causar uma ruptura na maneira como as pessoas vêem, tratam e usam dinheiro. O bitcoin é descentralizada e pseudo-anonimo.

O que o Bitcoin não é:

  • Esquema de pirâmide;
  • Esquema Ponzi;
  • Efeito Tulipa;
  • Não é uma moeda para o "mercado negro";
  • Não é Dotz ou outro tipo de "moeda" virtual.

Comments

comments powered by Disqus